Suores noturnos

Acordei às 3h da manhã com suores noturnos, calafrios, febre de 38 graus, uma falta de ar discreta e tosse seca. Uma inquietação lenta, remexendo-me aos poucos na cama, sem condição de levantar até o banheiro para lavar o rosto. Lembrei de um filme que vi há muitos anos no ensino secundário, recomendado na aula de literatura. Inocência, uma adaptação de Walter Lima Jr do romance do franco-brasileiro Visconde de Taunay. A jovem Inocência com malária atrás do cortinado, descabelada, com febre, num quarto da fazenda.

Passei umas horas assim, dispersa em pensamentos e isolada no quarto sem tevê enquanto o paracetamol fazia efeito e a viremia baixava. Conversei com uma amiga pelo Twitter, e vi o dia amanhecer pela cortina entreaberta, um céu rosa-alaranjado de primavera. Então tomei coragem, levantei da cama, conectei meu laptop num projetor e começei a assistir Inocência no Youtube.

Um filme interessantíssimo, um registro muito forte do patriarcado e e do colonialismo no século 19 no interior do Brasil. A excêntrica figura do alemão caçador de borboletas, fascinado pelo Brasil e pelos costumes locais. Os escravos. O médico aventureiro Cirino, errante pelas estradas no seu cavalo, atrás de doentes para pagar suas dívidas de jogo. Cirino trata e seduz a jovem paciente, prometida pelo seu austero pai para outro homem. Há cenas fascinantes, como a de um pobre leproso que quer se consultar, mas o médico mantém a distância e se recusa. Ele pergunta: tem tratamento? Não. Posso passar para os outros? Sim.

8 respostas para ‘Suores noturnos

  1. Se não me engano, há nesse filme uma sequência filmada em “ noite americana “ com a música “Azulão “ de Jaime Ovalle (com letra de Manuel Bandeira) ao fundo. Faz muito muito tempo desde que vi esse filme e agora me veio à lembrança esse detalhe. Vou tentar revê- lo no YouTube. Abração!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Google

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Foto do Facebook

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Conectando a %s