
Acordei às 3h da manhã com suores noturnos, calafrios, febre de 38 graus, uma falta de ar discreta e tosse seca. Uma inquietação lenta, remexendo-me aos poucos na cama, sem condição de levantar até o banheiro para lavar o rosto. Lembrei de um filme que vi há muitos anos no ensino secundário, recomendado na aula de literatura. Inocência, uma adaptação de Walter Lima Jr do romance do franco-brasileiro Visconde de Taunay. A jovem Inocência com malária atrás do cortinado, descabelada, com febre, num quarto da fazenda.
Passei umas horas assim, dispersa em pensamentos e isolada no quarto sem tevê enquanto o paracetamol fazia efeito e a viremia baixava. Conversei com uma amiga pelo Twitter, e vi o dia amanhecer pela cortina entreaberta, um céu rosa-alaranjado de primavera. Então tomei coragem, levantei da cama, conectei meu laptop num projetor e começei a assistir Inocência no Youtube.
Um filme interessantíssimo, um registro muito forte do patriarcado e e do colonialismo no século 19 no interior do Brasil. A excêntrica figura do alemão caçador de borboletas, fascinado pelo Brasil e pelos costumes locais. Os escravos. O médico aventureiro Cirino, errante pelas estradas no seu cavalo, atrás de doentes para pagar suas dívidas de jogo. Cirino trata e seduz a jovem paciente, prometida pelo seu austero pai para outro homem. Há cenas fascinantes, como a de um pobre leproso que quer se consultar, mas o médico mantém a distância e se recusa. Ele pergunta: tem tratamento? Não. Posso passar para os outros? Sim.
Texto maravilhoso amiga. Força nessa hora…. bjs ❤️❤️❤️
GostarLiked by 1 person
Oi Virna. Torcendo pra vc se recuperar o mais rápido possível. Sei que vc sabe como agir. Beijo e abraços virtuais.
GostarGostar
Se não me engano, há nesse filme uma sequência filmada em “ noite americana “ com a música “Azulão “ de Jaime Ovalle (com letra de Manuel Bandeira) ao fundo. Faz muito muito tempo desde que vi esse filme e agora me veio à lembrança esse detalhe. Vou tentar revê- lo no YouTube. Abração!
GostarLiked by 1 person
Sim, exatamente! Uma sequência belíssima! Bem lembrado ❤
GostarGostar
Gostei Virna – seu texto corre vazio, e intimista e prende atenção . Muito obrigada!
GostarGostar
Fabuloso!
Gratidão!
GostarGostar
Poesia terapeutica. Ajuda a ti. Ajuda ao proximo! Melhoras prontas.
GostarGostar
Que vc melhore logo!!! Cuide-se… espero que a próxima escrita do blog seja de sua recuperação 🙏🏻
GostarGostar